Maestro Orlando Rocha

 

Curriculum vitae 

Orlando Rocha  

conectar a hiperligação de website:

www.bandasfilarmonicas.com


 

Orlando Gabriel Moreira da Rocha nasceu a 2 de Outubro de 1980 na Freguesia de Castelões de Cepeda - Paredes. Iniciou a sua aprendizagem musical na banda de música de Cête, de onde é natural.

Desencadeou os seus estudos de Trombone na Academia de Música de Paredes na classe do Professor Alcides Pinto. Estudou no Conservatório de Música do Porto na Classe do Professor Fernando Baptista, na Escola Profissional de Música do Porto na classe do Professor Luís Fortuna, direcção de Orquestra a nível particular e terminou o curso de instrumentista de sopro de nível III na Escola Profissional de Arte de Mirandela na Classe do Professor Nuno Scarpa.

Durante os seus estudos no Conservatório de Música do Porto foi membro da Orquestra de Sopros sob a direcção do Maestro António Baptista e da sua Orquestra de Jazz. Já em Mirandela foi membro da “Orquestra Esproarte” e foi o primeiro instrumentista de sopro a tocar a solo com a mesma, realizando concertos tanto em Portugal como no estrangeiro.

   Tocou sob a Direcção de vários Maestros internacionais dos quais se destacam Costa Santos, Roberto Perez, Ferreira Lobo, António Baptista, Pedro Queirós, Gunther Arglebe e Cristofher Bochman. Ao longo do seu percurso musical, participou em diversos cursos de aperfeiçoamento de Trombone, com o Professor Emídio Coutinho, Nuno Scarpa e masterclass de trombone em música erudita e jazz um pouco por todo o País.

Foi músico convidado na Orquestra do Norte no ano de 1999 e já tocou nas mais diversas Bandas Filarmónicas de todo o País.

Leccionou Trombone e Formação Musical a nível particular em algumas escolas de Música, tais como a Escola de Música da Banda de Amares (Braga) e a Escola de Música de Paredes (Sólido); ministrou também a disciplina de Educação Musical em diversas escolas de 2ºciclo durante 4 anos lectivos.

Foi Músico convidado pelas produtoras de programas televisivos Endemol Entertaiment e CBV – Produções, onde se apresentou a solo, em grupo e com Orquestras Ligeiras e de Jazz na RTP, SIC e TVI.

Foi músico co-fundador das Orquestra Ligeiras: de Paredes “Arsis” (Vale do Sousa) e Big Band Corleone (Porto).

Orlando Rocha iniciou a sua actividade como maestro, dirigindo alguns Coros no norte e centro do País.

Realizou um curso de Direcção de Orquestra de Sopros com o Maestro Alberto Roque.

Foi jurado e presidente de júri de vários festivais da canção regionais, em Lamego, Resende e S. João da Pesqueira entre 2000 e 2009.

Possui a frequência do 2º ano do curso de Professores do Ensino Básico - variante Educação Musical e o 1º ano da licenciatura em Música, na área vocacional de trombone do Instituto Piaget de Viseu.

Fez diversos estágios de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica promovidos por Escolas Superiores do País.

Iniciou a sua actividade como Director Artístico na Banda Filarmónica de Rebordelo – Vinhais no ano de 1998.

Foi co-fundador da Orquestra de Sopros e Percussão da Academia de Música de Lamego no ano de 2006 e o seu primeiro Maestro Titular durante 2 anos.

Foi maestro e director Artístico da Banda Marcial de Cambres desde Dezembro de 1999 ate Setembro de 2008.

Organizou e lecionou a disciplina de orquestra de Sopros nos Masterclass “Vila de Cambres-Douro” nos anos de 2006 e 2007 que contaram com a orientação de grandes pedagogos nacionais.

Leccionou as disciplinas de Trombone, Tuba, Formação Musical e Orquestra na Academia de Música de Lamego, desde 2001 até Julho de 2008, e leccionou a disciplina de Educação Musical na escola EB1 Nº2 de Lamego no período de 2 anos.

Estudou composição nas Escolas Superiores de Estudos Interculturais e Transdisciplinares – Piaget de Mirandela e Viseu com os professores: Artur Fernandes, Pedro Maia e Carlos M. Marques.

É licenciado em Música - Composição pela Escola Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares – Instituto Piaget de Mirandela.

Actualmente dedica-se um pouco á composição tendo já editado algumas obras para Banda Sinfónica. Fez diversos arranjos para Bandas Filarmónicas e grupos de câmara, tendo actualmente algumas encomendas no meio Filarmónico. Compõe para a editora “Musicolândia Edições Musicais”. È também Professor de Expressão Musical na Escola Eb1 de Freixo de Espada à Cinta.

Desde 25 de Outubro de 2008 é o Director Artístico/Maestro Titular da Banda de Música de Freixo de Espada à Cinta e Director Pedagógico da Escola de Música da associação.


Maestro

/album/galeria-de-fotos-maestro/orl2-jpg2/

—————